Dança de Salão

O que é a Dança de Salão ?

Dança de Salão é um exemplo de Dança Popular e também conhecida como Dança Social ou de Sociedade, é a dança praticada nos bailes e reuniões sociais que tem o objetivo de socializar e divertir. O termo de salão é devido à necessidade de salas grandes, os salões, para que se possam realizar as evoluções das danças. As primeiras Danças de Salão surgiram na Europa durante o Renascimento, pois muitas pessoas acreditavam que a harmonia de movimentos de dança refletia a harmonia na natureza e no universo. Foi ainda neste período que ela se definiu em duas linhas, as Danças Teatrais e as Danças Sociais. As primeiras são as danças de apresentação, de espetáculo ou de entretenimento, compreendendo atualmente, entre outras, o ballet, a dança contemporânea, as folclóricas e o sapateado. Já as Danças Sociais ou Populares são aquelas em que os praticantes dançam para seu próprio prazer, são as danças dos bailes, festas e reuniões sociais.







Características:

A dança de salão refere-se a um conjunto de danças entre parceiros, que são apreciados tanto como recreação social como em competições em todo o mundo. Devido ao seu desempenho e os aspectos de entretenimento, a dança de salão também é apreciada no palco, cinema e televisão.
Em competições, os dançarinos são julgados por diversos critérios, tais como equilíbrio, o domínio do quadro a apresentar, postura, musicalidade e expressão, o tempo, o alinhamento do corpo e forma e apresentação.
A dança de salão pode referir-se para quase qualquer tipo de dança entre parceiros. No entanto, nos tempos modernos, o termo passou a ser de âmbito mais restrito. Ela normalmente se refere a um padrão internacional de estilo de danças.